terça-feira, 14 de abril de 2020

UMA”NÃO RESENHA” CRÍTICA SOBRE A OBRA DO ESCRITOR VALQUE SANTOS


Em seus seis livros, Valque Santos trilha uma vaga estrada de composições poéticas (não cronológicas), mas, com um sentido de evolução filosófica. Ao permear entre “micro-crônicas” e versos direcionados aos mais variados temas, o autor faz nascer um novo conjunto de escrita capaz provocar no leitor – instantes de flutuação imaginária – com o soar de suas antíteses e mesóclises nas obras: 10 Poemas D’um Amor Total; 4 Poemas de Rua; Nunca Vou Esquecer de Lembrar de Você; Além da Solidão; Amizade e Poesia e Por Ser Exato.
Esse conjunto de Obras é antes de qualquer coisa um compêndio alegórico e intelectual ao mesmo tempo. Ele invade ciclicamente todos os gêneros da escrita portuguesa, sem desmerecer o processo de liberdade criativa do autor. Do narrativo ao descritivo; do dissertativo-argumentativo ao expositivo e ao injuntivo há um maravilhoso carnaval que prende inconscientemente o leitor.
Proposital ou não, nos faz lembrar as “revoluções literárias” provocadas pelos escritores do final do século XIX e início do século XX.
Diante de toda inovação tecnológica, passa-se despercebida essa observação, mas antes, tivesse o autor nascido há oito décadas, quem sabe essa sua inovação literária fosse perceptível.
-----
Plataformas de Contato do Autor:

Facebook/valquesantos
Iinstagram: @valquesantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário